Nas aulas falamos frequentemente em inovação e em como a inovação revolucionou a ciência, a tecnologia, a gestão e as empresas.
O desafio futuro é que a inovação ajude a dar resposta à resolução dos problemas sociais.
Desafio-vos, então, a pesquisar e a Aprender Mais sobre INOVAÇÃO SOCIAL.
A vossa professora
Andreza Ribeiro
Andreza Ribeiro
2 comentários:
A inovação social acontece quando se encontram novas soluções para as necessidades sociais. Para resolver os problemas da exclusão social, da falta de qualidade de vida e da falta de participação cívica e democrática, é necessário encontrar novas soluções e reinventar as actuais para que tenham mais qualidade, mais impacte e mais eficiência. É urgente a criação de novas estratégias e respostas para resolver os problemas sociais, especialmente nas áreas em que estes se estão a agravar (por ex., as alterações climáticas e o envelhecimento da população), nas áreas em que os modelos actuais falharam ou estagnaram (por ex., a participação democrática, a justiça criminal ou a educação) e onde há novas possibilidades que não estão a ser exploradas (por exemplo, o uso inteligente de tecnologia na habitação e na saúde).
Flávio 10º C Nº5
A inovação social surge como uma “missão ousada e arriscada”.
A inovação social apresenta-se como uma manifestação do(s) sujeito(s) – supõe uma atitude crítica e o desejo de mudar (acção deliberada, intencional e voluntária) assumido, frequentemente num primeiro tempo, apenas por uma minoria vanguardista.
A inovação social pode manifestar-se nas políticas que se dirigem à inclu- são de pessoas ou colectivos de base territorial. Casos ilustrativos são os que surgem nas políticas e programas europeus de coesão social e territorial, por exemplo no âmbito do PIC EQUAL que assume explicitamente a inovação social como um objectivo.
Keula Lopes nº7 10ºC
Enviar um comentário