sábado, 12 de janeiro de 2008

O Portal dos Empreendedores

Chama-se ‘Quero Mais’ e é o mais recente portal integrado no MSN português. A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) aceitou o desafio do gigante Microsoft para criar, naquela popular ferramenta, um portal, onde o tema dominante é o empreendedorismo.

O ‘Quero Mais’ já está “online” e materializa a estratégia há muito perseguida pela ANJE de levar a iniciativa empresarial a um público cada vez mais jovem. Porque a atitude fomenta-se desde cedo.

José Cottim de Oliveira, membro do conselho de gestão da ANJE, adianta: "A ANJE tem vindo a apostar na promoção do empreendedorismo entre públicos cada vez mais jovens por acreditar que é nessa idade que se define, entre outras coisas, a postura e a atitude que o indivíduo terá perante a profissão e a vida”.

Empreendedorismo, oportunidades de negócio, financiamento, gestão de carreira, formação, ensino, técnicas de procura de emprego, preparação para entrevistas, casos de sucesso e ética empresarial e partilha de experiências são apenas alguns dos conteúdos que pode encontrar no ‘Quero Mais’ em

http://keromais.pt.msn.com/

Os conteúdos deste canal são produzidos pela ANJE e têm uma actualização regular.

Excertos do texto de Cátia Mateus
Revista EMPREGO
Jornal EXPRESSO

domingo, 6 de janeiro de 2008

O QUE É O ESPÍRITO EMPRESARIAL?

Mais uma vez, aproveitamos um texto, bastante interessante, da revista “Dirigir”, para deixar mais uma resposta ao post “O que é o espírito empresarial”:

O espírito empresarial diz respeito às pessoas e às suas opções profissionais. É acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objectivo de produzir um determinado valor ou resultado económico.

Os empresários constituem um grupo heterogéneo e provêm de todos os estratos socioculturais. Porém, existem características comuns ao comportamento empresarial, como sejam a disponibilidade para assumir riscos e gosto pela independência e pela realização pessoal. Também a capacidade criativa parece ser essencial.

De facto, para transformar uma ideia comercial numa experiência de sucesso é necessário combinar a criatividade ou a inovação com capacidades de gestão rigorosa, de modo a optimizar o desenvolvimento da empresa ao longo de todas as fases da sua existência.

Isto, obviamente, ultrapassa a simples gestão quotidiana e prende-se com as ambições, a forma de realização pessoal e as capacidades de cada indivíduo.