Mais uma vez, aproveitamos um texto, bastante interessante, da revista “Dirigir”, para deixar mais uma resposta ao post “O que é o espírito empresarial”:
O espírito empresarial diz respeito às pessoas e às suas opções profissionais. É acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para a concretizar com o objectivo de produzir um determinado valor ou resultado económico.
Os empresários constituem um grupo heterogéneo e provêm de todos os estratos socioculturais. Porém, existem características comuns ao comportamento empresarial, como sejam a disponibilidade para assumir riscos e gosto pela independência e pela realização pessoal. Também a capacidade criativa parece ser essencial.
De facto, para transformar uma ideia comercial numa experiência de sucesso é necessário combinar a criatividade ou a inovação com capacidades de gestão rigorosa, de modo a optimizar o desenvolvimento da empresa ao longo de todas as fases da sua existência.
Isto, obviamente, ultrapassa a simples gestão quotidiana e prende-se com as ambições, a forma de realização pessoal e as capacidades de cada indivíduo.
Sem comentários:
Enviar um comentário