- uma abordagem política coordenada;
- aprender com os melhores (benchmarking);
- promover o empreendedorismo na escola;
- fomentar uma atitude positiva;
- criar modelos de formação adequados;
- lançar linhas de financiamento específicas;
- alterar o posicionamento das universidades;
- promover os casos de sucesso.
segunda-feira, 30 de abril de 2007
EMPREENDEDORISMO - o que falta fazer:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
A discussão em torno do conceito de empreendedor tem vindo a ocorrer em diferentes frentes. Actualmente, existem dezenas de livros sobre empreendedorismo, fazem-se programas de televisão a incentivar os portugueses a tonarem-se empreendedores e o próprio sistema educativo, procura promovê-lo, em diversas iniciativas, tal como esta onde se enquadra este blog.
Como contributo gostaria de lançar o mais simples e elementar desafio, descobrir o que é um empreendedor. Procurar uma resposta, pode parecer simples à partida, mas fazendo algumas leituras, começamos a ter dúvidas e a questionar as ideias que fazem parte do universo do senso comum.
Vamos então começar por analisar a tradução literal do termo entrepreneur, tanto do inglês quanto do francês, que resulta na denominação “empresário” que é conotada com a designação “proprietário de empresa”. Porém, os conceitos são diferentes, pois nem todos os empresários são empreendedores e um empreendedor não é, necessariamente, um empresário. Embora, na esfera do senso comum se considere que o empreendedor é aquele que tem um negócio por conta própria !?!
Então, o que é um empreendedor?
Este desafio tem como objectivo contribuir para alargar os horizontes daqueles que tiverem espírito de aventura e vontade de contribuir para a evolução do conhecimento. Não receiem eliminar barreiras, nem contradizer ideias pré-concebidas sobre o que vos rodeia. Só existe uma forma de avançar e de evoluir – questionando e procurando novas respostas.
Desejo-vos uma boa aprendizagem.
Aprendam (sempre) mais…é a única “coisa” que podemos dizer que realmente nos pertence – o conhecimento que adquirimos e desenvolvemos ao longo da nossa vida.
Maria José Sousa
Professora Universitária
Eu penso que um empreendedor é aquele que começa por baixo e vai crescendo aos poucos. Que começa por um negócio pequeno e aos poucos consegue abrir um negócio maior. É aquela pessoa que trabalha por conta própria, não tem medo do trabalho que vai ter. Uma pessoa que tem confiança em si peóprio e nos outros que colaboram com ela.
As características de um empreendedor são:
- Ser seguro do que faz... ser energético.
- Não ter medo de se aventurar, de investir, de arriscar.
- Ter capacidades e conhecimentos suficientes para gerir um negócio e abrir outros, em Portugal ou no estrangeiro.
Ser criativo, para inovar e mudar cada vez que é necessário.
Há empresários passivos, que se contentam em ter o seu negócio e dar emprego à família. Para eles ter um rendimento é suficiente, não pensam em aumentar o que têm. Não pensam em arranjar mais postos de trabalho e contribuir, assim, para a riqueza do nosso país, que é pequeno e que tem poucos empregos.
Tenho uma amiga que era empregada de um café, lutou tanto que conseguiu comprar o café ao patrão. E agora é dona e deu emprego a um familiar. A Sandra não quer ficar por aqui e já pensa em arranjar novos negócios e assim também dar emprego a mais pessoas. Assim, ajuda a aumentar o número de pessoas empregadas no país.
Para mim um empreendedor é aquele que luta pelo seu trabalho, como eu não conheço nenhum empreendedor é isso que eu deixo como definição. Mas eu penso que sou uma empreendedora, pois gostava muito de ter uma joalharia e de criar os meus produtos.Eu penso que tenho características de empreendedora.
Enviar um comentário