sábado, 21 de abril de 2007

UMA FORMA DE EMPREENDER

"Para empreendedores com ou sem experiência nos negócios, o franchising é o meio mais seguro de se lançarem por conta própria. O risco é menor, porque na maior parte das vezes o conceito já foi testado noutros mercados; não estará entregue à sua própria sorte, pois conta com o apoio da rede; e o investimento inicial é, normalmente, mais reduzido do que se aventurasse por sua conta e risco, já que adere a uma rede que negoceia com fornecedores externos em bloco, conseguindo preços mais vantajosos do que conseguiria como independente.

Um franchisado adere a um modelo já formatado, a uma marca que goza já de notoriedade. Desta forma, o sucesso na fase de arranque é mais provável e mais rápido.


Mas desengane-se se pensa que o franchising é domínio de empreendedores de segunda, mais receosos. Os maiores casos de sucesso, os que crescem mais rapidamente, são aqueles cujos líderes são apontados pelos especialistas neste sector como os que têm maior visão empresarial, persistência e vontade de vencer.


A maioria dos casos é nacional, isto é, trata-se de conceitos, de marcas e até, por vezes, de produtos pensados e desenvolvidos em Portugal, que estes empresários estão a exportar para outras paragens".
in EXAME

Para os jovens deixo como um exemplo concreto de empreendedorismo o apresentador de televisão Pedro Miguel Ramos e a "AMO.TE".


Sem comentários: