Hoje, deixo aos meus alunos, uma frase do Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, para ler, reflectir e comentar:
"No quadro das empresas, só em ambiente de grande diversidade cultural é que a criatividade e a inovação atingem o seu expoente máximo."
5 comentários:
Eu acho que a diversidade cultural é importante para uma maior inovação, porque cada povo tem a sua cultura e as suas próprias referências. A mistura de ideias entre povos pode originar algo completamente revolucionário, esplêndido e inovador. Quando as culturas se misturam, por vezes, surgem ideias fora do normal, podemos misturar a tecnologia japonesa com a sabedoria africana, ou podemos misturar a avançada medicina europeia com os remédios caseiros africanos e arranjar cura para doenças até agora incuráveis. Acho que a discussão de ideias entre estes povos pode ser árdua, mas pode-se chegar a uma "explosão de ideias" milagrosa e fora do normal. Logo, acho que todas as empresas deveriam apostar numa forte diversidade cultural para uma mais rápida evolução e dos seus respectivos países também.
Sim. Porque onde há várias culturas, há mais ideias e mais produção de trabalhos.
Histórias de vida diferentes, diferentes culturas e diferentes religiões potenciam ideias inovadoras.
Enviar um comentário