quarta-feira, 16 de maio de 2007

Empreender na Escola

A Vanessa, hoje, quer contar aos leitores do “Aprender-Mais” uma actividade realizada pela sua turma, 9º E – Artes Florais, que decorreu entre 4 e 11 de Maio:

"A Câmara Municipal do Barreiro, ofereceu-nos um espaço, no Centro Comercial Fórum, para expor os trabalhos que temos vindo a realizar ao longo do ano, durante uma semana. Pensámos logo em aproveitar para vender os trabalhos já realizados e ainda fizemos mais coroas, juncos decorativos, vários tipos de ramos, chapéus, caixinhas decorativas etc., para vender. Calculámos o preço de venda ao público de cada produto, a partir do custo do material adquirido. Quanto mais material, mais caro o produto. Acrescentámos o número de horas de trabalho e uma percentagem que seria o nosso lucro. O que ganhámos serve para comprar mais material para realizar outros trabalhos. A Cátia e o Rui fizeram o papel de tesoureiros. Revezámo-nos ao longo dos dias, mas trabalhamos todos bastante, a loja nº 8 esteve aberta cerca de 12 horas por dia. As vendas também foram boas, principalmente no primeiro dia, quando fomos visitados pelo Presidente da Câmara e pelo seu Staff. Ao longo destes dias fomos realizando trabalhos para que os clientes pudessem ver os materiais utilizados e as diferentes técnicas. Tivemos a oportunidade de aplicar as regras aprendidas na sala de aula sobre o atendimento ao público, pois tivemos contacto directo com as pessoas
Os alunos do 10º E – Vitrinistas - também tiveram a oportunidade de expor e de comercializar neste espaço e durante este período, os seus trabalhos. Decoraram a loja, estiveram sempre presentes e foram cumpridores.

Este não foi o nosso primeiro contacto com o mundo do trabalho. Ao longo do ano temos tido várias oportunidades de expor e de vender os nossos trabalhos.”

Vanessa Ferreira, com a colaboração da turma.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora ai está um exemplo de empreendedorismo por parte dos alunos e dos professores de santo António. Experiências como essa nunca são de mais. Pelo contrário, permitem o contacto com o mundo real das profissões.

Luís Mourinha

Anónimo disse...

eu também acho adorei a experiencia foi simplesmente UNICA!!...


=)