Vivemos numa sociedade onde o erro é condenável e quem erra é marginalizado.
Contrariamente, os países e as organizações mais desenvolvidos praticam “a cultura do erro”, isto é, potenciam uma imensa tolerância ao erro, que é explorado por gestores e colaboradores como momentos de grande aprendizagem.
Contrariamente, os países e as organizações mais desenvolvidos praticam “a cultura do erro”, isto é, potenciam uma imensa tolerância ao erro, que é explorado por gestores e colaboradores como momentos de grande aprendizagem.
No nosso caso, como em tantas situações, ainda há um longo caminho a percorrer, mas os nossos empreendedores agradecem que se cumpra. Não se trata de uma apologia do erro, mas de um convite para que todos ousem mais.
Andreza Ribeiro
13 comentários:
Errar é humano, porque se formos inteligentes, aprendemos e aperfeiçoamo-nos com os erros.
Empreender também é errar, porque cada vez que nós erramos, corrigimos o erro e ao corrigirmos vamos aprendendo e melhorando. Acumulamos experiência.
Concordo com a frase porque se não tentarmos e não arriscarmos não sabemos se somos capazes de realizar ou não.
Empreender também é errar porque com os erros aprende-se. Quando tentarmos de novo, como temos já a experiência do erro, teremos o cuidado de não o cometer de novo. Já temos mais experiência.
Vou comentar a frase com um exemplo. Se não deixarmos uma criança ou um jovem mexer no computador, porque pode estragar, ele nunca aprende a usar e não ganha confiança em si próprio.
Concordo com a frase, pois lá porque não deu certo da primeira vez, não significa que não se tenha uma boa ideia ao tentar de novo.
Errar faz parte da essência do homem. Agora, tem é que aprender alguma coisa para não voltar a cometer os mesmos erros.
Se erro aprendo e esforço-me para não repetir o erro.
Com os erros aprende-se e a seguir faz-se melhor. Aumenta a experiência, aumenta a nossa auto-estima e ficamos com mais coragem para tentar de novo. Isto se formos determinados e assertivos.
Todos os trabalhadores erram na vida, mas com os erros eles melhoram e aprendem. Não nascemos ensinados. O erro está sempre presente mas a vontade de os vencer também.
A vida é uma luta permanente para tentar ultrapassar os nossos erros. Mas se aprendemos com eles saimos vencedores.
Fui educada a pensar que o erro é mau, que não devo errar. Será que tenho coragem para arriscar?
Concordo com a frase. Se não arriscarmos, se formos pessimistas nunca conseguiremos descobrir se somos capazes ou não e também não se experimentava algo diferente, original, novo e criativo. Era como se o mundo parasse, deixasse de evoluir. Errar faz parte da vida, apesar de não ser essa a educação que nos dão. Qualquer um tem o direito de errar porque ao errar aprendemos e evoluimos.
Enviar um comentário